quarta-feira, 8 de abril de 2015

Porque o orgulho não leva a nada



Orgulho


Não existe ninguém poderoso, pois, para alguém ser poderoso sempre dependerá da disposição do outro para obedecê-lo. Portanto, quem mais tem poder é o que mais depende do consentimento do outro e, por conseguinte, o menos livre. E assim, todas as outras coisas se relacionam dessa forma. O orgulho, por exemplo, nos mostra como somos poderosos, devido ao próprio tamanho gigantesco que nós mesmos damos a ele.
            O orgulho é contrário ao amor, ao progresso e toda forma de união salutar, pois ele é egoísta e, a pessoa orgulhosa se perde no próprio vazio e na frieza do seu existir.
            E que possamos aprender a deixar o orgulho de lado e aprender a aproveitar a cada momento que nos pertence com as pessoas queridas. Devemos aprender a canalizar toda nossa energia para coisas boas e aos poucos diminuir o a força dos vícios. Temos o poder para isso! Dessa forma, aprenderemos a viver e amar e não desperdiçar o nosso raro tempo. Mas, se insistirmos em trocar o amor pelo orgulho, que aprendamos a viver com ele, com a solidão, com a saudade e com a falta de si, que reconhecemos no outro. 


Um comentário:

Elisabeth Lorena Alves disse...

Tobias, meu amigo anjo, que texto maravilhoso! Que profundidade de intenções expressos nas melhores e mais simples das palavras. Rico pelo conteúdo e pela mensagem que nos serve nesses dias de discórdia, onde as pessoas usam-se do poder para oprimir quem pensa diferente deles, indiferente à noção de que para se chegar a ser líder é necessário que outros se deixem ser liderados, como bem deixastes claro em seu maravilhoso trabalho Parabéns!